São Gabriel Possenti

27/02/2017

Comemora-se em 27 de fevereiro o Dia de São Gabriel da Virgem das Dores, como se verifica, por exemplo, no blog Liturgia Tradicional, na seguinte conformidade:

FEBRUARIUS

[...]

27. Alb. Feria II. S. Gabrielis a Virgine Perdolente C., III cl. – Off. ordinarium. – L. 1 et 2 (= 2 et 3) de Scr. occ., 3 de festo, Te Deum.

Ocorre que, segundo a Hagiografia, ele, nascido Francesco Possenti no ano do Senhor de 1836, em Assis, Itália, é também conhecido como São Gabriel Possenti. Diz-se que o pai, exímio cavaleiro e atirador, desde cedo forjou Francesco na arte das armas. E, não obstante servisse, como alto administrador leigo, aos Estados Papais, queria o filho longe da vida monástica. Mas, aos dezoito anos, movido pelo comando irresistível do olhar de Nossa Senhora, em imagem esculpida, durante uma procissão da Assunção, o jovem Possenti decidiu opor-se à vontade paterna e ingressou na Congregação da Paixão. Ao que consta, não chegou à Ordenação. Vitimado por tuberculose, morreu em 27 de fevereiro de 1862, com menos de vinte e quatro anos de idade. A sua curta ― porém febril na Fé ― vida religiosa, marcada por profunda devoção à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e a Nossa Senhora das Dores, bem como à caridade e à evangelização, além de sua fama como “salvador de Isola”, logo produziram um movimento popular de devoção.  Beatificado em 1908, sua canonização ocorreu em 1920, à vista das robustas provas dos milagres atribuídos à sua intercessão perante o Salvador.

Mas, por que se o considera Padroeiro da Legítima Defesa? O título de “salvador de Isola” o explica. Do site da Saint Gabriel Possenti Society, entidade laica sediada em Cabin John, MD (Estados Unidos da América), consta que o seminário Passionista onde estudava Gabriel Possenti, em 1860, localizava-se em na pequena comunidade de Isola del Gran Sasso. Após a batalha de Castelfidardo (18 de setembro), alguns garibaldianos invadiram a indefesa localidade, para pilhá-la e violentar mulheres. O noviço Possenti decidiu-se a enfrentá-los. Seguiu, desarmado, para a praça central e, aproveitando-se de que dois dos rapinadores concentravam toda a atenção em perpetrar um estupro, apossou-se de seus revólveres e intimou-os a cessar o ato. Toda a malta, ameaçadora e zombeteira, cercou o religioso. Nesse momento, uma lagartixa cruzou a praça. Gabriel Possenti disparou uma das armas e matou-a com único tiro. A demonstração de determinação e perícia bastou para os covardes agressores, que se dispersaram em fuga. A população, agradecida, conduziu o destemido noviço em triunfo de volta ao seminário.

Como escreveu John M Snyder, fundador e presidente da mencionada Sociedade, em carta ao Papa João Paulo II, em 05/03/2001:

Nossa devoção a São Gabriel Possenti justifica-se porque seu exemplo nos mostra que a santidade não é antagônica às demais virtudes humanas como coragem e determinação.

Gabriel Possenti, em cujo íntimo ardiam a compaixão e a devoção à Virgem Dolorosa, compreendeu com clareza que o ato de empunhar e empregar armas de fogo, se necessário, em legítima defesa, não afasta o ser humano da senda do Bem. Antes o coloca entre aqueles que têm permanente disposição neste mundo para travar o Bom Combate.