http://www3.camara.gov.br/

Pauta - 29/3/2006 11h49

Câmara analisa mudança em regra para registros de arma

As pessoas interessadas em adquirir arma de fogo poderão ficar obrigadas a realizar anualmente testes de capacidade técnica e de aptidão psicológica para manter o certificado de registro. A regra está prevista no Projeto de Lei 6549/06, apresentado pelo deputado Fernando Estima (PPS-SP).
Atualmente, o Estatuto do Desarmamento (Lei 10826/03) prevê a obrigatoriedade dos testes a cada três anos, depois que o registro for expedido. "O estado psicológico de uma pessoa sofre alterações constantes pelos mais diversos motivos", segundo o deputado, e ,em razão disso, há a necessidade de exames com uma periodicidade maior.
Para ele, a regra atual retira parte da eficácia do Estatuto, que é inibir o porte por pessoas despreparadas ou com desvios de conduta. "Com testes anuais estaremos dando um mínimo de segurança de que o detentor de uma arma goza de condições psicológicas e técnicas para manuseá-la", afirma.
O registro é expedido pela Polícia Federal, que também estabelece os requisitos técnicos e psicológicos do exame.

Tramitação
O projeto tramita em e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Malena Rehbein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara')

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br