http://www3.camara.gov.br/

Pauta - 6/2/2006 14h09

Projeto torna obrigatório registro para artes marciais

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6242/05, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), que obriga as academias de artes marciais a registrar seus professores e alunos maiores de 16 anos no órgão de segurança pública do município onde estiverem sediadas. "Os praticantes de artes marciais provocam vítimas a todo momento, algumas com lesões gravíssimas, havendo mesmo alguns casos de homicídio", afirma a deputada.
Conforme a proposta, o professor e o estudante de artes marciais só poderão continuar na atividade se portarem o registro. O documento, que terá de ser renovado a cada 12 meses, poderá ser obtido mediante a apresentação, pelas academias, de uma lista com nome, qualificação, endereço, duas referências pessoais e foto de cada professor ou aluno.
No caso dos professores, será exigido também comprovante de capacidade técnica para ministrar aulas de arte marcial, emitido pela federação estadual ou, quando a entidade não existir, pela confederação nacional. Para os alunos, será necessário comprovar o registro em uma dessas entidades e apresentar atestado médico confirmando aptidão para a atividade. Se o aluno for menor, deverá ser apresentada ainda autorização dos pais ou responsáveis legais.

Punição para infratores
O projeto impõe pena de seis meses a um ano de detenção para quem praticar artes marciais sem o devido registro. A mesma pena é prevista para o proprietário da academia e o gerente do estabelecimento, que também estarão sujeitos a multa por cada aluno irregular. O projeto não prevê pena para o professor.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Turismo e Desporto; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Rejane Oliveira