Catolicismo - outubro de 2002

TFP em ação pela legítima defesa

Morton Blackwell, líder conservador norte-americano, vem ao Brasil e sugere como obter sucesso contra leis esquerdistas, como a lei do desarmamento

Diogo Waki


O orador e a mesa que presidiu a sessão

No dia 13 de agosto último, a TFP, através de sua campanha Pró Legítima Defesa, juntamente com o Safari Club International – Brasil, promoveram em São Paulo a conferência de Mr. Morton C. Blackwell, fundador do Leadership Institute norte-americano.

Duzentas pessoas, que lotaram o auditório do Nacional Club, aplaudiram de pé as palavras do conferencista. Palavras eloqüentes e encorajadoras para aqueles que no Brasil vêm atuando contra a aprovação de leis contra o desarmamento de homens honestos, as quais só favoreceriam o aumento da violência e da criminalidade reinantes no País.

Mr. Blackwell demonstrou como é possível reverter um quadro politicamente desfavorável, desde que haja pessoas dispostas a lutar dentro da lei, e que saibam agir com inteligência e perspicácia. Assim agiram movimentos conservadores norte-americanos que, depois de uma derrota, alcançaram resultados bastante consideráveis em de 15 anos de lutas. Contribuiram decisivamente para eleger o Presidente Reagan e, mais recentemente, o Presidente George W. Bush e outros políticos americanos.


Animadas conversas após a conferência

Articulação e mobilização são a chave do sucesso, desde que os movimentos conservadores, continuando a agir em seus campos específicos – que não são necessariamente os da política partidária – conjuguem esforços num sentido de fortalecer sua ação para atingir fins comuns. Eis como se conseguiu nos Estados Unidos, e como se poderá também alcançar sucessos análogos no Brasil.


Tema da legítima defesa despertou grande interesse nos presentes

Mobilização é indispensável para neutralizar a ação da esquerda, impedindo que se aprovem novas leis que prejudiquem nossos direitos. Além disso, a ação junto à mídia e sobre a opinião pública, enfim todos os meios legais e legítimos devemos empregar para alcançar nossos objetivos.

A própria reunião no Nacional Club — salientou Mr. Blackwell — é uma prova de que em muito pouco tempo, se os esforços forem aplicados inteligentemente neste sentido, a vitória é certa.


Esta conferência foi muito útil, por mostrar as perspectivas de ação em função das quais se move o conservadorismo norte-americano. Serviu também de alento ao trabalho da TFP iniciado há três anos, com a campanha Pró Legítima Defesa, junto ao segmento da sociedade que vê com preocupação o empenho de alguns movimentos para a aprovação de leis que claramente prejudicarão nosso País.