Recente acontecimento
em Roma, patrocinado pela Sociedade São Gabriel Possenti,
procurou sanar essa lacuna. A mencionada sociedade,
sediada nos Estados Unidos, sustenta o direito que
assiste aos cidadãos obedientes à lei de guardar
e transportar armas. Seu presidente e fundador, Sr.
John Michael Snyder, esteve em Roma para pedir ao
Vaticano o reconhecimento oficial de São Gabriel
Possenti (1838-1862) como padroeiro dos proprietários
de armas. Nessa ocasião foi entrevistado, em nome
de Catolicismo, pelo Sr. Alberto Carosa, admirador
de nossa revista.
Para facilitar o intento
do Sr. John Snyder, no dia 27 de fevereiro último,
festa daquele Santo, um editor associado da publicação
mensal The American Rifleman, da National Rifles
Association dos Estados Unidos, proferiu uma conferência
para pessoas escolhidas, sob os auspícios da Basílica
de São Pedro.
Segundo o Sr. Snyder,
o direito de autodefesa deve ser visto preferencialmente
com um enfoque positivo, como uma extensão do direito à vida.
Em sua opinião, a Igreja Católica é a mais consistente
e genuína defensora da vida, e por isso é de toda
conveniência propugnar o legítimo direito de autodefesa,
quando se proclamar o direito à vida.
* * *
Catolicismo — Como
o Sr. descreve sua organização em relação a grupos
similares nos EUA?
Sr. John Snyder — A
Sociedade São Gabriel Possenti (SSGP) é uma entidade
internacional, sem fins lucrativos, estabelecida
em 1989 sob as leis do Estado da Virgínia, com a
finalidade de atrair a atenção pública para a vida
e as atividades de São Gabriel Posenti, bem como
para incentivar o estudo e a exposição das bases
históricas, teológicas e filosóficas da doutrina
da legítima autodefesa.
A SSGP não é um lobby,
como o termo é entendido pela lei americana, não
apoia oficialmente e nem se opõe a partes específicas
da legislação, ou a candidatos para funções públicas.
Não há conexão orgânica com a National Rifles Association
da América (NRAA), embora alguns membros dessa associação
tenham recebido o reconhecimento da SSGP.
Muitos dos que criticam
o poder do grupo favorável ao armamento não entendem
a situação. Milhões de pessoas, eleitores nos Estados
Unidos, possuem armas por vários motivos legítimos;
porém, menos de 10% desses elementos pertencem às
organizações interessadas pelo armamento.
Os assim chamados lobbies
de armamento constituem realmente um lobby do povo,
e comumente os políticos e publicistas devem ser
lembrados disto, como o foram no dia das eleições
presidenciais em novembro passado. O direito de autodefesa
e o direito aos meios necessários para exercê-la
estão sob um tremenda pressão. É, pois, muito conveniente
e mesmo necessário apresentar São Gabriel Possenti
como um exemplo histórico de santo para o exercício
desse específico direito e dessa específica finalidade.
Catolicismo — Por que
o Sr. decidiu denominar sua organização pelo nome
de um santo, particularmente de São Gabriel Possenti?
Sr. Snyder — Há várias
boas razões para rememorar o santo. Em 1860 ele —
também conhecido como San Gabriele dell’Addolorata
(São Gabriel da Mãe Dolorosa) — salvou os moradores
de Ísola del Gran Sasso, na região de Abruzzo, de
uma gangue de 20 renegados armados, e deu uma demonstração
de perícia no uso da arma de fogo.
O episódio ocorreu
quando os renegados, seguindo uma batalha em Castelfidardo,
perto de Pesaro, invadiram a aldeia de Ísola. Incidentalmente
estavam ligados ao exercito piemontês, que havia
então derrotado as tropas pontifícias, em sua violenta
invasão dos Estados da Igreja, como parte de um movimento
igualitário e marcadamente anticristão, chamado Risorgimento.
Seu objetivo, como me informaram bons e amáveis amigos
italianos, era unificar a Itália a todo custo, incluindo
a derrubada prévia de seus monarcas e governantes
legítimos.
Armados, os renegados
começaram a lançar fogo na aldeia, a roubar os bens
populares e a molestar as mulheres. Possenti, naquela época,
era um seminarista passionista. Ele, que fora um
perito atirador com armas de fogo antes de entrar
para a vida religiosa, perguntou ao seu reitor se
poderia tentar fazer alguma coisa pelos habitantes
de Ísola. O reitor concordou e Possenti dirigiu-se
apressadamente à vila. Ele observou um sargento prestes
a violar uma jovem. O santo ordenou-lhe que parasse,
e rapidamente retirou a arma do soldado, de seu coldre.
Os outros soldados, vendo o acontecimento, aproximaram-se
do seminarista e tentaram derrubá-lo. Foi nesse momento
que um lagarto correu, atravessando a rua em frente
a Possenti, agora armado com duas pistolas, uma em
cada mão. O santo, com uma pontaria certeira, atirou
no lagarto, que rolou morto pelo solo. Possenti apontou
então suas armas para os soldados, que estavam agora
aterrorizados por se verem diante de um excelente
atirador.
Possenti mandou-os
apagar os incêndios que haviam iniciado e a devolver
o que tinham roubado. Depois os expulsou sob a mira
das armas, ordenando-lhes jamais voltar a Ísola.
O agradecido povo da vila acompanhou Possenti na
volta a seu mosteiro, em triunfante procissão. O
Pe. Godfrey Poage, CP, informa em sua biografia de
Possenti, Filho da Paixão, que tal ação concedeu
ao santo o título de Salvador de Ísola.
Embora São Gabriel
Possenti tenha morrido há aproximadamente um século
e meio (1862), e se bem tenha sido canonizado pelo
Papa Bento XV em 1920, ele é um santo para a nossa época.
Terroristas estão difundidos por todo o mundo, atuando
criminosamente, como os jornais diários ou TV comprovam
muito claramente.
O estatismo radical
também ainda existe entre nós. Entretanto, certos
grupos agem junto a governos, no sentido de proibir
o direito à autodefesa, de proteger a própria vida,
portando armas, ou simplesmente de guardá-las em
casa para proteção de seus entes queridos.
Sim, São Gabriel Possenti é verdadeiramente
um santo para nossa época. Com grande coragem e um
notável conhecimento da salvação e bem-estar das
almas, ele demonstrou sua perícia como atirador.
Em nossos dias, a Igreja Católica luta para preservar
o direito à vida. Concomitantemente a este combate,
a associação São Gabriel Possenti trabalha para preservar
o direito de defender a vida e a propriedade, bem
como o direito de usar os meios necessários para
tanto.
Armas nas mãos de pessoas
de bem podem ser usadas para prevenir o crime. Elas
também podem ser utilizadas na luta contra a tirania.
O povo compreendeu a validade dos princípios professados
por São Gabriel Possenti naquele dia de 1860, quando
ele matou o lagarto!
Catolicismo — Até onde
foi a reação, se alguma houve, da parte do Vaticano?
Sr. Snyder — Nessa
via, o Vaticano não aquiesceu ao pedido de nossa
Sociedade. Um despacho da Associated Press, datado
de 28 de fevereiro de 2001, citou a Sala Stampa (local
da imprensa oficial do Vaticano) como tendo informado
que a concessão de um patrono para o grupo dos defensores
das armas não era "oportuna". Alguns anos
atrás, foi-me comunicado no Vaticano que eu precisava
contar com uma lista de Bispos, em todo o mundo,
favoráveis à minha causa. De qualquer forma, eu não
seria desencorajado no meu intento.
Mais recentemente,
em 1997, o Cardeal Roger Etchegaray, Presidente do
Conselho Pontifício para a Justiça e Paz, dirigiu
um ataque público contra a posse privada de armas
de fogo de pequeno calibre, afirmando, em alguns
documentos do Conselho, que o limite da compra de "armas
de fogo não infringiria certamente os direitos de
qualquer um", e que todas as armas de fogo "devem
permanecer sob o estrito controle do Estado".
Ao longo dos anos,
preocupei-me com a posição temerosa adotada por homens
da Igreja a respeito da atitude de Possenti quanto à legítima
defesa. Inicialmente, alguns deles afirmaram que
o incidente do lagarto nunca sucedera, quando a evidência
do fato foi relatada em Filho da Paixão (livro com
Imprimatur), de autoria do Pe. Godfrey Poage, CP
(Milwaukee, Wisconsin, USA, Bruce Pubishing Company,
1962). Ultimamente eles estão afirmando que, se aquilo
aconteceu, não deve ter muito significado.
Quanto ao Cardeal Etchegaray,
apresentei numa carta objeções a suas teses, dizendo
que nos Estados Unidos aproximadamente 80 milhões
de pessoas respeitadoras da lei possuem cerca de
200 milhões de armas.
Eu era e continuo contrário à idéia
de armas controladas pelo Estado, tendo em vista
que o desarmamento civil está se constituindo num
dos maiores fatores de genocídios perpetrados em
pelo menos oito casos: na Turquia otomana, na União
Soviética, na Alemanha Nazista, na Europa ocupada
pelos nazistas, na China comunista, na Guatemala,
na Uganda e no Camboja. Todos os genocídios ocorridos
nesses países foram precedidos pelo desarmamento
civil.
Catolicismo — O Sr.
se referiu a bases filosóficas e teológicas em favor
da doutrina da legítima autodefesa. Poderia dar alguns
exemplos?
Sr. Snyder — Nosso
Senhor e Salvador Jesus Cristo declarou, de acordo
com o Evangelho de São Lucas (Lc 22, 36): "O
homem sem uma espada deve vender seu manto e comprar
uma!". Além disso, Nosso Senhor disse que "abençoados
são os pacíficos, porque eles serão chamados os filhos
de Deus". Ele elogiou também "os promotores
da paz" e não os que "amam a paz".
Indicam as estatísticas,
e bem claramente, que a capacidade de cidadãos observadores
da lei possuir armas de fogo é dissuasória do crime
e salvadora de vidas. Nos Estados Unidos, 31 de nossos
50 estados autorizam o transporte oculto de arma
para cidadãos cumpridores da lei; e outro estado
permite tal transporte sem o porte de armas. O professor
John R. Lott, Jr. da Yale University Law Scooll,
em seu livro More Guns – Less Crime (Mais armas –
menos crimes), publicado pela Universidade de Chicago
Press, demonstrou que aqueles estados que permitiram
o transporte de munição, testemunharam reduções drásticas
em registros de crimes violentos.
A Igreja Católica,
como defensora genuína do direito à vida, também
poderia pregar a favor do direito à autodefesa, do
direito aos meios necessários para tal, do direito
de guardar e transportar armas. Ao adotar essa atitude,
a Igreja poderia contar com o apoio de centenas de
milhões de pessoas, em todo o mundo, que a reconheceriam
como uma corajosa instituição.
Nota: Para informar-se
mais detalhadamente acerca da Sociedade SGP visite
seu website: http://www.possentisociety.com.